VI Encontro de Gestores


COORDENAÇÃO E DIREÇÃO PEDAGÓGICA:
SINTONIA A FAVOR DA APRENDIZAGEM

APRESENTAÇÃO

            As transformações que vem ocorrendo na sociedade exigem uma adequação do fazer pedagógico frente aos avanços das tecnologias da informação e de comunicação, de modo que sejam garantidos os princípios constitucionais de igualdade, acesso e permanência a uma educação de qualidade.
            Nesse contexto a dinamização e integração de Diretores e Supervisores Pedagógicos nas escolas implicam na transversalidade de sua atuação que passa pelas determinações legais, referentes às políticas públicas, pelas questões de ordem administrativas e pedagógicas, voltadas ao processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de possibilitar uma maior eficiência da ação coletiva no espaço escolar.
            Nessa perspectiva, as Escolas Municipais Maria Cleofas Moura da Rocha e Maria do Rosário Freire, vem através deste encontro de estudo de gestores escolares oportunizar às equipes gestoras das unidades de ensino um momento de troca de experiências, discussões, planejamento, reflexão e avaliação do fazer pedagógico.
            Sabendo que a parceria e a integração entre esses profissionais garante o bom andamento das atividades da escola e da aprendizagem, pretendemos, neste encontro, refletir sobre o papel de cada um deles, bem como da necessidade de trabalharem de forma articulada em um clima organizacional favorável ao ensino, objetivando conquistar melhores resultados das aprendizagens, do desenvolvimento integral e da educação dos nossos alunos no contexto escolar.
            Destarte, esperamos que momentos como este possibilitem um diálogo construtivo  permanente entre diretores, coordenadores e supervisores pedagógicos e possam contribuir de forma significativa, apontando mudanças de posturas, tendo sempre em foco a aprendizagem dos educandos numa escola compatível com as exigências do mundo contemporâneo.

PRESSUPOSTO DE ESTUDO
         
            Já é amplamente reconhecido que a qualidade da educação se assenta sobre a competência de seus profissionais em oferecer para seus alunos e a sociedade em geral experiências educacionais formativas e capazes de promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao enfrentamento dos desafios vivenciados no mundo atual.
            Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32). No decorrer das nossas atividades, percebemos que alguns valores e atitudes podem e devem ser trabalhados na escola, sob a liderança dos gestores, de preferência no que concerne ao fazer pedagógico, para que todos “falem a mesma língua”, e assim o trabalho aconteça de forma eficaz e que a aprendizagem realmente se concretize.


OBJETIVO DO ESTUDO:

ü  Possibilitar momentos de identificação e análise de como se processam as gestões escolares do município, objetivando refletir acerca dos percursos, percalços e perspectivas da integração entre diretores e supervisores escolares no planejamento e na execução das atividades educativas rumo à melhoria na qualidade da educação.

Nenhum comentário: