Lançamento do Portal Observatório da Educação do RN

O Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN) está lançando nesta sexta-feira (08) o portal Observatório da Educação do RN (www.observatoriodaeducacaodorn.org.br), no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). No ar em caráter experimental, o endereço virtual funcionará como banco de dados sobre unidades escolares (professores, realidade e indicadores da estrutura educacional oferecida) e mediará o contato da população com órgãos públicos, com o intuito de promover debates acerca de melhorias para a qualidade de ensino. Através de uma ouvidoria, reclamações, elogios, sugestões e o clamor por necessidades mais urgentes serão recebidas.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pendências está sendo representada neste evento pelo chefe de gabinete (Cleber Luiz de Sousa Lima) e o coordenador da EJA (Luan Presley M. Santiago).

A proposta do Observatório da Educação do RN será encaminhada para secretarias referentes e para diretores de escolas, que podem ajudar com o envio das informações do quadro docente.
“Queremos reunir as informações em um lugar específico, para evitar que as pessoas que tenham interesse na educação do RN percam tempo procurando em várias fontes. Buscamos um parceiro local e isso diz muito para a gente. É um apoio a sociedade, com cadastro rigoroso sobre professores e demais profissionais que atuam nas escolas. O momento é de transparência, de todos terem acesso aos dados sobre a realidade educacional”, diz Cláudia Santa Rosa, diretora e fundadora do IDE – instituto fundado em 2004.

O portal Observatório da Educação do RN espera construir parcerias para ampliar e manter o conteúdo do site; desenvolver encontros presenciais em debates e estimular pesquisas que contribuam na melhoria do ensino; encaminhar propostas para gestores, conselhos e ministério públicos; edição e envio de um boletim eletrônico com resumos do que for veiculado no portal; e ser reconhecido como fonte segura de informação e pluralidade quanto aos anseios e descasos que comprometem a qualidade do que é posto em sala de aula.



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